Oyá senhora dos ventos, mãe dos nove filhos, senhora das tardes e terceiro orixá de minha cabeça, e no comando da casa. São muitos os adjetivos dados a rainha da Nigéria. Oyá Ilumina o céu na tarde escura, Ressoa seu assovio terrível: Vento da morte na tarde de chuva, Vento que destelha a casa do traidor, Que deixa a chuva inundar a cidade, Que destroi, Que mata.
sábado, 1 de agosto de 2009
Oyá mãe generosa e protetora do axé
Oyá senhora dos ventos, mãe dos nove filhos, senhora das tardes e terceiro orixá de minha cabeça, e no comando da casa. São muitos os adjetivos dados a rainha da Nigéria. Oyá Ilumina o céu na tarde escura, Ressoa seu assovio terrível: Vento da morte na tarde de chuva, Vento que destelha a casa do traidor, Que deixa a chuva inundar a cidade, Que destroi, Que mata.
Oxum senhora da Casa
A senhora da Casa e segundo Orixá de minha cabeça, Oxum Generosa e digna, é a rainha das águas e de todos os rios. Vaidosa, é a mais importante entre as mulheres da cidade, a Ìyálóòdè. É dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino. Oxum é o poder do nascimento dentro do candomblé, já que quando uma pessoa se inicia está nascendo, ou seja, a ialorixá ou o babalorixá estão gerando um novo filho. A quem diga que oxum foi a primeira ialorixá. A principal fase da iniciação no Candomblé é quando o neófito recebe o oxu, tornado-se adoxu, ou seja, 'aquele que possui oxu'. Oxum senhora da coqueteria, dengosa tem um papel muito importante na regência do axé Ajagunan. Oxum quem acolhe, quem cria e que nina os filhos deste axé. Oxum Brinca com seu braceletes; Colhe e acolhe segredos; Cava e encava cobre na areia, axé.
Leia Mais…Orixás patronos da Casa
O orixá patrono do Ilè Ajagunan Axé Odò ti Fádaká é Oxaguiã, orixá da contradiçao básica de todo ser: igual na essência mas diferente na aparência. Superar essa guerra e viver em comunhão é o grande desafio colocado por Oxaguiã; a humanidade, raramente consegue superá-lo. Essa contradição básica torna-se patente quando se observam os instrumentos que o orixá carrega em suas mãos: de um lado, a espada; do outro, a mão de pilão, a guerra pela comunhão. Oxaguian luta para que todos estejam unidos em torno de um mesmo ideal, para que se trave o diálogo, para que o respeito às diferenças possa prevalecer e a paz, por conseguinte, seja a bandeira de todos os homens. 



