sábado, 1 de agosto de 2009

Oxum senhora da Casa



A senhora da Casa e segundo Orixá de minha cabeça, Oxum Generosa e digna, é a rainha das águas e de todos os rios. Vaidosa, é a mais importante entre as mulheres da cidade, a Ìyálóòdè. É dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino. Oxum é o poder do nascimento dentro do candomblé, já que quando uma pessoa se inicia está nascendo, ou seja, a ialorixá ou o babalorixá estão gerando um novo filho. A quem diga que oxum foi a primeira ialorixá. A principal fase da iniciação no Candomblé é quando o neófito recebe o oxu, tornado-se adoxu, ou seja, 'aquele que possui oxu'. Oxum senhora da coqueteria, dengosa tem um papel muito importante na regência do axé Ajagunan. Oxum quem acolhe, quem cria e que nina os filhos deste axé. Oxum Brinca com seu braceletes; Colhe e acolhe segredos; Cava e encava cobre na areia, axé.

0 comentários:

Postar um comentário