Bàbálorixá André Gonçalves Oliveira (Ofúniràn Aládètó), de Oxaguian, nascido em 20 de Maio de 1976 na Maternidade Santa Isabel na cidade de João Pessoa - PB. Fui iniciado no Candomblé na Nação Jeje-Nagô em 02 de Maio de 1998 pelo Bàbálorixá Euclides Menezes Ferreira (Talabyian Fésunkisé), Sacerdote fundador do ILÈ FANTHI-ASHANTI, de São Luis - MA inaugurado em 01 de Janeiro de 1958. Exerço meu sacerdócio no ILÈ AJAGUNAN AXÉ ÒDÒ TI FÁDÁKÁ, inaugurado em 18 de Abril de 2005 em João Pessoa - PB.No decorrer de minha vida religiosa passei pelos axés de Nação Ketú, onde recebi com anuência do meu Bàbálòrixá, meu Oyè (Deká), pelas mãos da Iyálorixá Lúcia Oliveira (Oxum Omidèwá) do AXÉ OPÓ AFONJÁ. Minha ancestralidade mítica começa na Cidade africana de Cumassi - Costa do Ouro, atual Republica de Gana onde nasceu Massinokou Alapong minha bisavó, trazida para o Brasil como escrava onde recebeu o nome de Basilia Sofia mais conhecida como Inhã-bá, fundadora do Terreiro do Egito (Ilè Nyame) em 1864 da nação Fanthi-Ashanthi que se denominou em São Luis - MA Tambor de Mina. Após seu falecimento sua sucessora a Vodunsi Hunsídahou Maria Pia dos Santos Lago (Iràé Akou Vonunkó) minha avó, permaneceu na liderança desta casa onde foi iniciado meu Bàbálòrixá Pai Euclides. Dando prosseguimento à sua vida espiritual, Pai Euclides, após o falecimento de Iràé Akou, tira seu Vumbi pelas mãos do Bàbálòrixá Severino Ramos Martiniano da Silva (Odé Akueran) da nação Jeje-Mahi e a Iyálòrixá Maria das Dores da Silva (Talabyi Deyin) da nação Nagô-Egbá, em Recife - PE. Implantando assim, Pai Euclides, a primeira casa de candomblé do Maranhão. Até hoje, em seu jubileu de ouro a Casa de Fanthi difunde os dois ritos. Hoje, no meu Ilè Axé, exerço o Candomblé de nação Ketú porém, com elementos da tradição onde fui iniciado.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário